A flacidez facial é uma das principais preocupações estéticas a partir dos 30 anos. Com o passar do tempo, nosso corpo reduz a produção de colágeno e elastina — proteínas fundamentais para a firmeza e sustentação da pele. O resultado é a perda do contorno facial, surgimento de sulcos mais evidentes e a sensação de “rosto cansado”. Mas a boa notícia é que hoje a dermatologia oferece diversos recursos eficazes para prevenir e tratar a flacidez, mantendo a beleza natural e o aspecto rejuvenescido.


O que causa a flacidez facial?

  1. Diminuição do colágeno e elastina

A partir dos 30 anos, o corpo reduz cerca de 1% ao ano da produção de colágeno. Essa perda natural é a principal responsável pela falta de firmeza da pele.

  1. Exposição solar e radicais livres

A radiação ultravioleta acelera a degradação das fibras de colágeno, além de estimular radicais livres que danificam as células da pele.

  1. Estilo de vida

Fatores como má alimentação, tabagismo, estresse e noites mal dormidas contribuem para o envelheci-mento precoce e a perda de elasticidade da pele.

  1. Alterações hormonais

Durante o climatério e a menopausa, por exemplo, há queda significativa de hormônios que afetam diretamente a firmeza e hidratação cutânea.


Como prevenir a flacidez facial?


Tratamentos modernos para flacidez facial

  1. Ultraformer MPT

Tecnologia de ultrassom micro e macrofocado que atua em diferentes camadas da pele, promovendo a contração imediata do colágeno e estimulando sua produção a longo prazo. É um procedimento não invasivo e com resultados progressivos.

  1. Radiofrequência microagulhada robótica

Combina estímulo mecânico (microagulhas) com radiofrequência, promovendo regeneração celular intensa, melhora da textura e firmeza.

  1. Bioestimuladores de colágeno

Injetáveis como ácido polilático (Sculptra®) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) induzem a produção natural de colágeno, oferecendo resultados graduais e naturais.

  1. Medicina regenerativa (PRP – Plasma Rico em Plaquetas)

Utiliza fatores de crescimento presentes no próprio sangue do paciente para estimular a regeneração tecidual e a produção de colágeno.

A flacidez facial é um processo natural do envelhecimento, mas pode ser retardada e tratada com estratégias preventivas e procedimentos modernos, seguros e eficazes. Cada caso deve ser avaliado de forma individualizada para alcançar resultados harmoniosos, respeitando a beleza natural.

Cuide da firmeza e vitalidade da sua pele. Viva essa experiência de bem-estar, saúde e autocuidado: agende sua consulta e descubra o melhor tratamento para você.